Banco Central reduz Selic com corte de 0,50 ponto percentual, fixando a taxa em 13,25% ao ano
A decisão foi tomada na quinta reunião de 2023 do Comitê de Política Monetária (Copom) e contou com um voto de diferença. Anteriormente, a taxa de juros havia sido elevada por 12 vezes consecutivas, chegando a 13,75% em agosto de 2022, e mantida desde então.
A redução da Selic foi impulsionada pelo cenário de desaceleração econômica no país e pela queda da inflação subjacente, que, apesar disso, ainda se mantém acima da meta estabelecida. O Copom enfatiza a necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até que haja consolidação da desinflação e ancoragem das expectativas em torno das metas.
Os investidores agora aguardam o comunicado oficial do Banco Central para avaliar as projeções para a taxa de juros ao longo do ano. As instituições financeiras consultadas esperavam uma redução menor, de 0,25 ponto percentual, mas com o corte surpreendente, as previsões devem ser revisadas.
O BC reforça a importância de serenidade e moderação na condução da política monetária e sinaliza a possibilidade de novas reduções na Selic nas próximas reuniões, desde que se mantenham as condições esperadas de desinflação. O objetivo é promover uma política monetária contracionista que contribua para a reancoragem das expectativas e a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário